Antes de gerenciar uma empresa History_of_Data_Room_Pricingde Data Room Virtual tive a oportunidade de trabalhar e, várias transações de M&A que exigiam uma quantidade significativa de compartilhamento de dados entre diferentes partes. Essa foi a época em que os data rooms físicos ainda eram a primeira opção para a maioria das transações, e os data rooms virtuais ainda eram muito raros. Na primeira vez que usamos um data room virtual os custos foram significamente superiores às nossas estimativas iniciais. Ficamos muito surpresos com a rapidez  com que a taxa total cobrada pelo provedor de data room aumentou para um custo com o qual estávamos desconfortáveis.

As coisas mudatam muito desde então, e, felizmente, agora as estruturas de preços são mais transparentes e menos surpreendentes para os clientes. 

“Aquilo foi então, isso é agora”

Preços no início

Anteriormente, os data rooms virtuais eram muito caros e os preços eram confusos; os preços eram altos, cobrados por página e às vezes até por usuários, e com custos ocultos substanciais, como arquivos de DVD no final do projeto e assistência durante o final de semana (que aumentava o valor final da conta). Os custos eram frequentemente determinados pelo número de páginas, visualizadores, recursos de segurança selecionados, semanas disponíveis para visualização e fatores semelhantes. Sua mensalidade sobria os serviços padrões, enquanto qualquer coisa extra só aparecia no momento de pagar pelo serviço.

Nos primórdios dos data rooms virtuais, as empresas e consultores de vendas estavam relutantes em contratar um data room virtual por causa dos fatores mencionados acima. Muita coisa mudou desde então.

Estrutura de preços modernas

Tipos de modelos de precificação

Hoje um respeitável provedor de data room virtual oferece uma estrutura de preços para atender às necessidades dos clientes. Os modelos de preços atuais não são apenas mais simples e transparentes, mas também são mais flexíveis.

Planos fixos

Isso normalmente inclui uma quantidade fixa de espaço de armazenamento com preço para o período durante o qual você o utiliza. Não, você não vai precisar advinhar – seu provedor de data room virtual pode calcular isso com base na experiência de transações anteriores.

Planos variáveis

Esses planos funcionam melhor para projetos menores com requisitos de data room virtual mais baixos do que a transação típica de grande porte. Os planos oferecem dois elementos variáveis principais, que são:

  • a contagem de espaço/página, e
  • o período de tempo para o qual o cliente precisa do data room aberto.

Qual escolher?

Então, como você escolhe o data room virtual certo para suas necessidades e ainda garane que está pagando apenas pelo que realmente precisa? É simples:

Encontre um provedor de serviços que pertença e seja gerenciado por especialistas corporativos e de fusões e aquisições. Dessa forma, você saberá que o seu provedor entende suas necessidades e desejos nesse setor baseado em transações. 

Procure opções flexíveis o suficiente para garantir que se sua transação for interrompida por questões legais ou conformidade, o provedor congelará o projeto para que você não seja cobrado pelo período inativo.

Certifique-se de que concorda com os termos que são transparentes nos preços para evitar problemas no futuro; não importa quão bom seja o produto ou processo, se um provedor de data room virtual não for transparente sobre seus preços, ele não será parte integrante da sua equipe.