Artigo interessante de Paul Siegenthaler, autor do livro altamente recomendado “Perfect M & As” sobre as 10 principais razões para o fracasso de M&A.
Paul destaca a falta de Due Diligence como um dos principais fatores que fazem as transações de M&A falharem. Eu não posso mais concordar. Nos últimos 20 anos, participei de uma série de transações em que o valor foi destruído devido à falta de due diligence.
Os principais motivos que vejo para a falta de Due Diligence são:
- Fazer as perguntas erradas. Concentre-se nos detalhes antes de decidir o que realmente gera valor para a aquisição.
- Desconexão entre a equipe de negociação e a equipe de due diligence. Em muitas transações, há uma lacuna significativa entre a equipe de negociação e a equipe que executa a due diligence, quando a equipe de negociação apenas vê os resultados da due diligence como obstáculos.
- Nenhuma diligência real de negócios. Muitos processos de DD se transformam em uma auditoria legal / financeira / de risco muito cedo no processo, ignorando a due diligence “real” de negócios.
- Organização da informação. Muitas data rooms não tiram proveito das grandes ferramentas que a maioria das data rooms virtuais oferece, como organização de pastas, perguntas e respostas e relatórios.O que você acha?