O resultado da COVID-19: 15 divas de pessoas que trabalham com sucesso remotamente.

Você pode ser muito mais produtivo quando está trabalhando em casa do que no escritório. Manter o foco e ter uma rotina diária são fundamentais para o sucesso. Mas é claro que o mais difícil de trabalhar em casa é ter uma rotina e manter o foco enquanto trabalha sozinho.

Nós sugerimos algumas dicas que podem ajudar no trabalho de casa. Com vários escritórios em diferentes regiões, trabalhar remotamente não é novidade para nós e vários de nossos colegas já fazem isso em dias selecionados há algum tempo.

Aqui estão nossas 15 dicas sobre trabalhar em casa mais eficientemente:

reading

1. Comece seu dia cedo e finja que você está indo para o escritório

Levante-se cedo, pule no chuveiro, tome um bom café da manhã e, em vez de se deslocar, use esse tempo livre para fazer alguns exercícios matinais. A associação mental que você faz entre o trabalho e um escritório pode torná-lo mais produtivo. Comece o dia sendo produtivo, o ajudará a se concentrar ao assumir sua lista de tarefas.

blog.ethosdata.comhubfsdesk

2. Escolha um local de trabalho específico

Só porque você não está trabalhando em um escritório não significa que nao possa ter um escritório. Encontre um bom locaal em sua casa onde possa montar seu escritório em casa com uma boa mesa, cadeira, espaço suficiente e, se possível, boa iluminação natural.

Tente evitar os espaços que costuma usar quando está em casa para relaxar. Esta é uma boa oportunidade para dar uma nova vida a esse canto triste sala.

watch

3. Estruture o seu dia como você faria no escritório 

Tenha uma lista clara dos projetos em que trabalhará, de quanto tempo vai investir no dia e mantenha sua lista de tarefas atualizada. Ao trabalhar em casa você é o seu próprio gerente pessoal. Sem coisas como uma agenda de reuniões presenciais para interromper o seu dia, você pode perder o foco ou se esgotar rapidamente.

Para cumprir a programação, segmente o que você fará e quando será ao longo do dia. Se você tiver um calendário online, crie eventos pessoais e lembretes que lhe dirão quando mudar de marcha e começar novas tarefas.

Dica: planeje o que você estará trabalhando com antecedência. É importante deixar sua agenda mudar se você precisar, mas é igualmente importante se comprometer com uma agenda. Tente solidificar sua programação no dia anterior.

focus

4. Se comprometa a fazer mais

Os projetos sempre demoram mais do que você inicialmente pensa.

Por esse motivo, você frequentemente fará menos do que se prpôs a fazer. Portanto, assim como você é incentivado a superestimar quanto tempo vai gastar fazendo uma coisa, você também deve superestimar quantas coisas vai fazer durante o dia. Mesmo que você não alcance sua meta, ainda assim sairá daquele dia com uma lista sólida de tarefas arquivadas em “concluído”.

calendar

5. Trabalhe quando você é mais produtivo 

Ninguém corre no trabalho de manhã à noite – a sua motivação irá diminuir e diminuir naturalmente ao longo do dia. Quando você está trabalhando em casa, no entanto, é mais importante saber quando esses altos e baixos ocorrerão e planejar sua programação em torno disso.

Para capitalizar seus períodos mais produtivos, salve suas tarefas mais difíceis para quando você sabe que estará no espaço certo para elas. Use os momentos mais lentos do dia para realizar as tarefas logísticas mais fácies que também estão na sua lista.

Dica: Se você está lutando para definir um horário de trabalho razoável para si mesmo como trabalhador remoto, comece com as tarefas solitárias pela manhã. Salve ligações, reuniões e outros trabalhos colaborativos para quando você oficialmente “acordar”.

distraction

6. Evite distrações

Ao trabalhar em casa pode ser realmente difícil se concentrar e mais ainda manter o foco do seu dia de trabalho e ser produtivo. Tente evitar a TV ou as redes sociais , ao invés disso vá tomar uma xícara de chá ou café, bater um papo rápido com um de seus colegas,  alongue-se por 5 minutos, levante-se e dê uma caminhada (mesmo que seja para cima e para baixo no seu corredor)

tea-break

7. Faça pausas claras

Pode ser tão fácil se distrair como uma pessoa que trabalha remotamente que você evita as interrupções. Não deixe que a culpa de trabalhar no prédio em que você dorme o impeça de tirar cinco horas para relaxar. Invés de apenas abrir o YouTube e assistir a alguns clipes confortáveis, use seus intervalos para se afastar de sua mesa. Dê um passeio ao ar livre ou passe um tempo com outras pessoas que também possam estar na casa.

video-call

8. Fale com a sua equipe

Trabalhar em casa pode ajudá-lo a se concentrar em seu trabalho a curto prazo, mas sempre certifique-se de falar e comunicar como estão as coisas com seus gerentes e o resto da equipe.

Dica: tente fazer chamadas de vídeo. Sua mensagem terá um impacto maior se você combinar suas palavras com sua expressão facial. Além disso, algumas discussões podem ser mais tensas, então é melhor evitar qualquer falha de comunicação quando você usa apenas o chat.

off

9. Defina um horário de término definitivo a cada dia

Você pode estar com a impressão de que trabalhar em casa estabelece mais equilíbrio entre visa pessoal e profissional, mas tenha cuidado com essa suposição.

Não trabalhe demais só porque você acha que tem mais tempo. Organize sua lista de tarefas e agenda diária, mantenha-se fiel a isso e desligue o computador quando terminar o dia. Coloque um alarme se isso ajudar você. Mesmo se você estiver trabalhando em casa, ainda precisa equilibrar seu tempo profissional e pessoal.

gramophone

10. Combine sua música com a tarefa que tem pela frente

Colocar um pouco de música pode ser uma boa maneira de se isolar e se concentrar. Dependendo da tarefa ou do projeto em que você está trabalhando, a música de fundo pode realmente ajudá-lo a se empenhar.

orange

11. Tente se manter saudável

Agora que você tem mais tempo e pode evitar o engarrafamento matutino, tente cozinhar suas refeições, não faça muitos lanches e faça mais exercícios.

Também é muito importante alongar-se de vez em quando; você pode fazer isso durante uma pausa. Porque você está trabalhando em casa, você pode se mover menos, então suba e desça as escadas.

check-list

12. Comunique suas expectativas a qualquer pessoa que esteja em casa com você

Certifique-se de que todos os colegas de quarto, irmãos, pais, cônjuges e cães respeitem seu espaço durante o horário de trabalho, uma tarefa insana quando você tem uma criança. Só porque você está trabalhando em casa não significa que você está em casa.

food-and-restaurant (1)

13. Converse com alguém todo dia, mas não sobre trabalho

Todos nós batemos um papo com nossos colegas quando vamos tomar um café ou durante um intervalo. Mesmo se você estiver trabalhando em casa, faça o mesmo. Faça uma ligação no Slack, use o WhatsApp ou até mesmo o Zoom, mas mantenha sempre contato com sua equipe.

Dica: Separe um “tempo social” em todas suas reuniões.

wifi

14. Assegure-se que você tem uma boa conexão de internet

Isso pode ser óbvio, mas verifique se você tem uma conexão confiável com a internet e todo o equipamento de que precisa para trabalhar em casa.

Trabalhar em casa não significa apenas usar um laptop com uma tela super pequena. Conforme mencionado no item 2, configure seu escritório em casa.

jigsaw (1)

15. Aprenda como se comunicar clara e efetivamente

Esta é a base do trabalho remoto – você trabalha em equipe e, para ter sucesso, as equipes precisam trabalhar no mesmo nível. Além disso, quando você está trabalhando de forma assíncrona em quem sabe quantos fusos horários, você não pode se dar o luxo de ter idas e vindas excessivas. Aqui estão algumas regras básicas que seguimos:

a) Use uma linguagem clara e específica. Minimize o uso de palavras vagas como “isso, aquilo ou ele/ela”. Talvez o contexto seja suficiente para esclarecer a que você está se referindo, mas talvez não. Em vez de dizer “ele precisa atualizar o documento”, tente “James precisa atualizar a melhor proposta de data room de todos os tempos”.

b) Dê um pouco mais de informação do que você acha que é necessário. Você não tem que escrever um romance para cada atualização de status, mas erre ao fornecer muitas informações e o pior cenário é que o leitor gasta alguns segundos extras lendo, ao invés de gastar um dia inteiro perdendo informações críticas.

c) Seja transparente ao se comunicar. Coloque tudo para fora, comunique-se regularmente usando uma boa ferramenta centralizada. Todos ganham desta forma: alguém de outro fuso horário trabalhando em horários diferentes do que você tem maior probabilidade de ter as informações relevantes e menos probabilidade de você ser contatado quando não estiver trabalhando. Todos ganham.

d) Comunique-se sempre com intenções positivas e presuma que os outros também o fazem. Não leia nas entrelinhas ou tente entender um significados mais profundo. Estamos todos na mesma equipe aqui, então comece com a abordagem positiva.

Além disso, sempre se comunique presumindo que a outra pessoa pode não saber do que você está falando. Em vez de dizer “Ei, precisamos mudar isso”, tente “Oi, Maria, está livre agora? Precisamos mudar a apresentação para o segundo trimestre”.

e) Não use siglas. Eu sei que todo mundo adora usar essas combinações diferentes, mas as siglas são realmente confusas. Eles exigem conhecimento específico sobre algo e exigem igual exposição cultural. É difícil, mas utilize o mínimo possível. Isso se enquadra na comunicação clara, mas ainda assim, é digno de seu ponto de vista.

child

Aproveite essa oportunidade e faça as coisas que você sempre quis fazer e nunca teve tempo. Assista aos 100 melhores filmes de todos os tempos ou comece a aprender algo novo. Cuide do seu corpo, mente e alma.

Guia completo aqui para iniciar seu Data Room Virtual