Como os Deals Vazam?
Vazamento Deliberado –
Existem duas perspectivas para um vazamento de negócio (deliberado) – um do lado do vendedor e outro do lado do comprador :
• Vazamento do lado do vendedor – Ao vazar acordos, os vendedores tentam aumentar o preço, pois atrairia mais interessados que também gostariam de dar lances. Os lances rivais podem, então, pressionar o licitante original a aumentar a sua oferta.
• Os vazamentos do lado do comprador são mais uma estratégia de saída de um lance em potencial. Durante o processo de Due Diligence, o comprador pode ter problemas e decidir sair do processo sem encontrar obstáculos legais ou regulatórios. Alguns fazem isso vazado o acordo, o que, por sua vez, resulta em um atraso no tempo de conclusão. Isso faz com que os vendedores procurem licitantes alternativos e o comprador agora tem uma saída fácil sem ter que pagar o preço de quebrar o acordo porque o negócio é quebrado pelo vendedor e não pelo comprador.
Às vezes, os negócios são deliberadamente vazados para agilizar o processo. Um comprador pode vazar um acordo para forçar o nível de interesse do comprador.
Em seguida, há vazamento deliberado para ganhos pessoais por meio de informações privilegiadas, etc.
Vazamentos Inadvertidos –
“Os seres humanos são o elo mais fraco na cadeia de segurança…” Esta frase faz sentido para você? Se sim, você sabe exatamente o que estamos tentando explicar aqui. As pessoas muitas vezes ignoram as consequências de ser descuidado com informações. Por meio da socialização, as pessoas às vezes deixam escapar essas informações críticas sem nem perceber. Atualmente, as equipes de negócios têm vários indivíduos trabalhando em áreas específicas no processo de DD.
Com tantos indivíduos fazendo parte da transação, o risco de vazamentos acidentais é muito maior.
Como você previne esses vazamentos?
Seja deliberado ou inadvertido, esses vazamentos podem prejudicar seriamente um negócio. Ao aplicar regras e regulamentos estritos sobre Manipulações e Negociações com Informações Privilegiadas em acordos de M&A, ajuda a reduzir os vazamentos a um determinado nível. Mas cada país tem seu próprio conjunto de regulamentos e, no caso de acordos transfronteiriços, as empresas precisam apresentar um plano claro para se proteger e se preparar para vazamentos.
Informando os funcionários :
Em primeiro lugar, você precisa fazer com que seus funcionários entendam o que realmente se espera deles. Todos que fazem parte da transação devem assinar um extenso acordo de confidencialidade. Eles também devem ser informados sobre a sensibilidade das informações e o que constitui uma violação de confidencialidade. Confiança e ignorância são os dois comportamentos humanos mais comuns que aumentam a lacuna, mesmo quando você tem políticas e procedimentos rígidos. Todo funcionário deve ser formalmente educado em engenharia social. Vivendo na era do big data, novos caminhos para divulgação não intencionais continuam surgindo. Veja os erros de mídia social, por exemplo, em um caso em que um potencial comprador está olhando para o perfil de um funcionário de uma empresa-alvo sem perceber que o funcionário pode ver que um concorrente visualizou suas informações. Os rumores começam a se espelhar quando isso acontece com funcionários de uma empresa-alvo. Essas dicas iniciais colocam em risco não apenas o negócio, mas toda a empresa.
Acesso de Portaria- Aproveitando a Tecnologia de Data Room Virtual :
Muitas pessoas trabalhando no processo aumentam o risco de vazamento. Quanto menor sua equipe de negócios, melhor. Limitar é uma maneira de fazer isso, mas não é a única. Em uma situação em que você tem vários participantes em um negócio – deixe-os cientes de que eles são responsáveis. As empresas hoje em dia estão aproveitando inovações tecnológicas como salas de dados virtuais para conseguir isso. Como o acesso a seções específicas dos documentos do negócio é concedido a indivíduos específicos, fica fácil rastrear a origem de quaisquer páginas liberadas (ou vazadas). Com a capacidade de monitorar e rastrear completamente a atividade, os indivíduos percebem a responsabilidade de suas ações. Mesmo quando o negócio termina ou quando um usuário é removido do projeto – os documentos baixados por eles para finalidade de DDD podem ser controlados e bloqueados remotamente.
Preste atenção aos detalhes :
Outra parte extremamente importante do processo que muitas vezes não é levada com seriedade é o descarte de documentos confidenciais. Toda empresa deve ter uma política de retenção de documentos consistente e competente para minimizar os riscos e garantir que os dados sejam tratados adequadamente de acordo com o protocolo definido para salvar e descartar documentos recebidos ou criados no decorrer do negócio. As empresas devem implementar um sistema consistente e seguro para o descarte de registros de acordo com um Cronograma de Retenção de Registros aprovado.
Uma pesquisa realizada pela Cass Business School em Londres mostra uma tendência de declínio nos vazamentos de negócios. O estudo mostra fatores como políticas regulatórias rígidas, ferramentas eficientes de gerenciamento de confidencialidade como alguns dos principais motivos para a queda nos vazamentos de negócios.