1

Penta discute com a EthosData como uma startup organiza uma rodada de investimento. Penta é um banco digital Alemão para startups e pequenos e médios empreendimentos, arrecadou €2.2M em capital semente.

Nós falamos com Lav Odorovic, fundador e CEO da Penta, sobre como eles fizeram isso e também como eles organizaram o processo de due diligence. Leia abaixo a transcrição da conversa:

EthosData: Olá, sou a Maria Rubio do serviços de data room virtual da EthosData.

Hoje falo com Lav Odorovic, co-fundador e CEO da Penta, um banco unicamente digital para startups e pequenos e médios empreendimentos (SMEs).

Lav, muito obrigada por separar um tempo para se juntar a mim hoje. Estou muito ansiosa para ouvir suas percepções sobre como uma startup organiza uma rodada de investimento.

Penta: De nada, Maria; é um prazer falar com você.

EthosData: Lav, como mencionado, iremos falar sobre fundraising e a Penta acabou de fechar uma rodada de investimento incrível, você arrecadou mais de €2 milhões – parabéns nisso! – O que você acha que essa transação significa para o futuro da Penta?

Penta: Nós estamos muito, muito animados. Estivemos trabalhando duro para conseguir entregar resultados e um ótimo produto para nossos clientes, então tem sido emocionante ser financiado para que possamos continuar a perseguir esse objetivo. É somente o início de algo realmente incrível, eu espero. 

EthosData: Por que vocês decidiram arrecadar capital?

Penta: Não importa quão ágeis e diretos queremos ser, nós chegamos a um estágio como empresa onde nós tivemos que contratar mais colaboradores para continuar entregando um serviço de conta bancária empresarial fantástico e fácil de usar para nossos clientes. Os fundos arrecadados serão destinados em maior quantidade para o desenvolvimento de projetos futuros e contratação de novos talentos.

EthosData: Uma vez decidido fazer sentido arrecadar capital para crescer e expandir a Penta, como foi estruturado o processo?

Penta: Eu realmente aconselho a qualquer pessoa que deseja realizar um fundraising focar primeiro em conseguir usuários e primeiras receitas com o mínimo de dinheiro possível. Isso é bom pois prova para VCs e investidores que seu time consegue tracionar e gerar receitas.

O processo completo nos levou pelo menos doze meses. Nos levou 5 a 6 meses para encontrar o parceiro adequado, que também não foi a tarefa mais fácil pois tínhamos um grande número de firmas de VC e uma quantidade muito grande de outros investidores, porém leva tempo encontrar o encaixe perfeito. Não é só sobre pessoas disponíveis a te dar dinheiro, mas também sobre quão bom é o encaixe: é dinheiro inteligente ou é somente alguém escrevendo um cheque; que tipo de condições estão envolvidas, etc.

Tem muitos ângulos que precisam fazer sentido para ambas as partes para que funcione. Somente dessa forma nós sentimos que achamos o parceiro perfeito, nos levou uma quantidade de tempo considerável para sair do aperto de mão, “sim, vamos fazer isso”, para o momento em que de fato assinamos os contratos.

É um processo longo, que normalmente começa com a fase da due diligence (e foi o que aconteceu conosco) – isso também é um bom conselho que eu adoraria ter escutado, é muito mais simples preparar todos os documentos de antemão para quando o processo de DD começar e ter tudo organizado. Esse é o motivo pelo qual os VDRs da EthosData são extremamente úteis. No nosso caso, nós usamos o VDR da EthosData e isso nos ajudou imensamente. 

 É um processo que dura meses onde há muita informação que precisa ser tratada cuidadosamente, não somente onde armazenamos os arquivos mas também como nós acessamos eles, quem tem diferentes permissões… etc. Alguns dos arquivos nós não necessariamente queremos divulgar aos investidores, a não ser que a outra parte queira eles e você divide somente com seus advogados; mas, de outra maneira, a maioria dos documentos precisam ser divulgados e então é aí que a EthosData ajuda muito. Tudo isso pode ser organizado facilmente, e indo ainda mais longe, para ter visibilidade de quais documentos foram realmente acessados pelos investidores e quais foram abertos dez vezes por dez pessoas diferentes, etc. Também nos ajudou a agilizar a negociação ao longo do caminho sabendo quais informações eles acessaram.

EthosData: Lav, agradeço muito pelo que você compartilhou. Como você estava mencionando, você realiza todo o processo de fundraising. Do kick off, onde você discute com potenciais parceiros  até negociações e assinatura do acordo final com seu parceiro. Qual seria o passo mais difícil?

Penta: O mais difícil é que o negócio não pode parar. Em um lado, você está 100% envolvido em ler centenas de páginas de documentos legais e discutir isso com seus advogados, enquanto que no outro lado você está emocionalmente envolvido, e também tem um negócio para gerir. Para mim usar esses dois chapéus foi a coisa mais difícil a fazer. Se falarmos sobre fases e o processo que passamos, todos foram igualmente importantes, eu não acho que há um para pontuar em específico. É a complexidade do processo e o tempo e como focados precisamos estar para fazer isso. Tem também uma coisa que aprendi com Francisco Lorca, que estava liderando o programa Startuobootcamp em um momento em que participamos e que mais tarde nos ajudou muito como mentor. É muito difícil fazer muitas coisas importantes ao mesmo tempo. Como ele diria, “quando você acorda pela manhã e toma banho, você pensa sobre uma coisa e isso é o que você deveria fazer naquele dia”. Para mim esse foi o maior desafio, focar em somente uma coisa e não tentar fazer dez coisas ao mesmo tempo. 

EthosData: Seu novo investidor é um iniciante de capital de giro VC com base em Londres que é muito focado em fintech também. Como você lidou com conhecer todos os investidores? Algum dos investidores entraram em contato com você? Ou como foi o engajamento total com parceiros potenciais? 

Penta: Tivemos a sorte de atrair alguma atenção da imprensa, desde muito cedo provavelmente devido à natureza do produto que estamos servindo e devido à necessidade de capital para fazer o que estamos tentando fazer. Tivemos a atenção da mídis, tivemos VCs nos contatando diretamente. No entanto, não acho que nenhum desses contatos tenham sido sério o suficiente. Algumas pessoas também vieram como consequência natural das conexões com o Startupbootcamp, e também alguns potenciais investidores foram encaminhados para nós pela nossa rede. Foi realmente uma combinação. Havia também conexões pessoais, com VCs é muito difícil entrar em contato apenas escrevendo um e-mail, normalmente não funciona se você não tiver uma apresentação calorosa de alguém que já os conhece. De alguma forma, eles não acham esses leads sérios,  o que eu pessoalmente não concordo, mas talvez psicologicamente seja difícil filtrar se você receber toneladas de e-mails todos os dias. 

Portanto, existem várias maneiras de abordar esse processo. Estávamos realmente atirando de todos os canhões e realmente tentando fazer o melhor negócio para nós mesmos, é uma mistura de canais diferentes que usamos. Acho que todas as startups em nosso estágio teriam que fazer igual.

EthosData: E se você pudesse voltar para o Lav de 2016, a equipe Penta de 2016, qual seria o maior conselho que você daria a eles?

Penta: Provavelmente só para estarem extremamente focados. Acho que em todas as startups há centenas de ideias que vêm à mente e ideias nas quais passamos mais tempo priorizando. No final, agora a distância parece que era muito óbvia desde o início. Talvez tivesse sido melhor se tivéssemos nos agarrado a isso, focássemos e fizéssemos e depois perguntássemos. Mas, é sempre mais fácil ser um general após a batalha.

EthosData: Qualquer conselho é útil, sem dúvidas Como você disse, as vezes da distância você percebe que você estava perdendo muito tempo fazendo outras coisas. Seguindo o que você mencionou do conselho do Francisco Lorca, você deveria focar em uma coisa e tentar não fazer dez ao mesmo tempo. Para qualquer pessoa que está pensando em embarcar em um processo de due diligence ou fundraising vai ser muito válido.

Penta: Sim. Deixe-me explicar um pouco melhor. Nós sempre sabíamos que queríamos construir um banco de negócios, que nunca tivemos com nossa startup anterior. Passamos muito tempo investigando e pensando em todas as direções que poderíamos tomar, e isso era algo que poderíamos estar fazendo naquele momento. Todas essas táticas são muito claras no início. Se eu pudesse voltar no tempo, mesmo que tenhamos feito isso em tempo recorde e estamos muito orgulhosos disso, acho que poderíamos ter feito ainda mais rápido. Teríamos sido capazes de obter muitos aprendizados muito mais rápidos para ver do topo da colina, não apenas tentando pensar na base da colina o que realmente devemos fazer. 

EthosData: Talvez você possa aplicar esse conhecimento no seu segundo fundraising. 

Penta: Esperançosamente, sim. Espero que nós todos nos tornemos melhor com o tempo e que possamos aprender a partir da experiência. Eu acho que isso é uma habilidade empreendedora. A maioria dos empreendedoras estão fazendo as mesmas coisas que nós, eles acordam todos os dias com uma tarefa que nunca fizeram antes, e a maioria do tempo eles investem muito tempo pensando pensando sobre três formas de se aproximar a isso. Mas, tudo sobre empreendedorismo é sobre experimentação, ser capaz de fazer as coisas e aprender com os erros mais rapidamente. Essa é a melhor forma para operar tanto nos negócios quanto no desenvolvimento pessoal. 

EthosData: Perfeito, Lav. Novamente, agradeço muito pelo seu tempo. Eu realmente estou ansiosa para ver o que virá pela frente para a Penta.

Penta: Sim. Muito obrigada. Nós estamos todos ansiosos, como você pode imaginar.

Peça Uma Proposta