Embora os dados sejam difíceis de definir, o conjunto de pesquisas sugere que cerca da metade das fusões e aquisições (M&A) falha em agregar valor. Embora possa ser uma leitura desconfortável para qualquer empresa prestes a passar pelo processo de M&A, é um lembrete oportuno da importância de um processo minucioso de Due Diligence (DD) e de passar por um processo completo de auditoria e avaliação antes de qualquer coisa ser assinada.
Frequentemente, com uma fusão ou aquisição, esse processo é complicado pela grande quantidade de informações que precisam ser absorvidas por ambos os lados antes que eles possam realmente avaliar a lucratividade potencial e a integração pós-fusão, que é tão crítica em um negócio bem-sucedido.
Nos últimos anos, os Data Rooms Virtuais surgiram como um aliado poderoso nesse processo, e eles estão cada vez mais sendo usados em toda em toda o Due Diligence para permitir que ambos os lados se concentrem no negócio e façam um julgamento mais informado.
Mas, embora a tecnologia ajude, os Data Rooms Virtuais também precisam do input humano adequado se quiserem ter sucesso, e há uma série de áreas onde as empresas podem preparar melhor seus Data Rooms Virtuais para o processo de DD ao colocar as pessoas adequadas como administradores, e gerenciá-los da forma certa:
Aceitação Mútua
Uma das maiores falhas, não apenas para Data Rooms Virtuais, mas para tecnologias corporativas em geral, é não ter a adesão de todas as partes interessadas ou não ter processos em vigor para garantir que a tecnologia seja usada de forma consistente.
Ambos os lados do negócio precisam estar envolvidos no processo de tomada de decisão quando se trata de decidir sobre o fornecedor e planejar como o Data Room Virtual será gerenciado e operado para que todas as equipes o usem da mesma maneira. A adesão de ambos os lados garantirá esse nível de consistência e garantirá que ambos os lados não usem processos diferentes durante o Due Diligence.
Dê tempo suficiente
Como pode ser esperado, a preparação do Data Room e a montagem de toda a documentação pode ser um processo demorado. Ao escolher um provedor de VDR certifique-se de que está obtendo um nível de serviço que dará suporte a esse processo, e tome as rédeas do processo de administração para permitir que você se concentre no negócio.
Planeje para problemas comuns
O Data Room Virtual pode lançar um holofote sobre alguns problemas mais comuns que impedem um processo de M&A bem-sucedidos, e é importante se preparar para esses eventos antes que eles aconteçam. Alguns dos problemas mais comuns podem incluir documentos não assinados, atas ou patentes , informações jurídicas incorretas ou até mesmo documentos incompletos que são vitais para o andamento do negócio.
Ao investir tempo na preparação correta do VDR, muitos desses problemas podem ser detectados e resolvidos de forma rápida e eficiente durante o processo de DD, sem atrasar o negócio.
É claro que há muitos fatores que podem influenciar o sucesso de um prazo de um negócio, mas ao investir tempo e recursos na preparação de um VDR para o processo de Due Diligence, você dará ao negócio sua melhor chance de sucesso.